Prefeitura Municipal

Educadores apresentam o resultado do Pnaic

Objetivo é que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade

3.029

Por Assessoria de Comunicação , fonte Secretaria Municipal de Educação
Publicado em 30/12/2015 às 10:26  •  atualizado há 3 dias

Há três anos, a Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Educação, vem investindo na capacitação de dezenas de educadores da rede de ensino municipal em adesão ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, do MEC. Neste mês, dezenas de professores apresentaram os trabalhos de conclusão do curso de alfabetização e participaram de um seminário de encerramento das atividades.

“É visível a melhora dos resultados dos alunos desde a implantação do PNAIC. O nosso objetivo é garantir que, no próximo ano, este programa continue e que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental”, disse a secretária de Educação, Maria Aparecida Vetorazzi Vargas.

A coordenadora municipal do PNAIC, Eni Silva Gomes, comentou que o seminário é o trabalho final do programa onde os profissionais tem a oportunidade de discutir e contar as suas experiências.

“Este momento é fundamental, pois a partir daqui os professores podem ter novas ideias para implantar durante as aulas e incentivar cada vez mais os seus alunos”.

Ao longo de 2015 foram realizados com os educadores encontros trimestrais para avaliar os trabalhos aplicados nas salas de aula. O destaque em sala de aula foi a utilização de jogos e brincadeiras par auxiliar no aprendizado e alfabetização.

“Este ano trabalhamos com um resgate de brincadeiras antigas e de confecção dos próprios brinquedos. Realizamos um trabalho de equipe com outros professores e pudemos perceber que o aprendizado e a brincadeira podem caminhar juntos e que as crianças ficaram ainda mais participativas com esta iniciativa”, contou a professora da escola Delfino Batista Vieira, Cássia Mara Silveira Leal.

A professora da escola Dalila de Castro Rios, Rubiana Ribeiro de Mendonça, também participou do seminário e ressaltou a importância do programa nas escolas.

“O tema deste ano, que foi jogos e brincadeiras, motivou ainda mais a participação das crianças. Tivemos um resultado muito positivo, principalmente com a parte da inclusão social na qual percebemos que os alunos no final dos trabalhos estavam mais acolhedores com as crianças especiais”, falou.

Saiba Mais

O PNAIC é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, Estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, oito anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização nos três primeiros anos de estudo. Os professores recebem cursos de formação continuada de alfabetizadores. 

Clique na imagem e veja a galeria de fotos 

Assista a matéria

Fotos

Educadores apresentam o resultado do Pnaic

Educadores apresentam o resultado do Pnaic

https://iuna.es.gov.br/noticia/2015/12/educadores-apresentam-o-resultado-do-pnaic.html

Publicações relacionadas

Noticia Inscrições para o Concurso Público nº 01/2023 vão até esta terça-feira (16) As inscrições devem ser feiras através do site www.institutoconsulplan.org.br. há 3 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 6 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 13 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 21 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna deseja Feliz Páscoa aos munícipes Que este período de Páscoa seja marcado por gestos de solidariedade, compaixão e união. há 21 dias  •  Prefeitura Municipal

01:47:12

Vídeo Licitação CP Nº 86/2023 - Obra de construção de Ponte no Parque Industrial Execução da obra de construção de Ponte no Parque Industrial, Rua Vereador Braz Lofêgo, Guanabara, Iúna/ES. há 24 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 27 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

57:52

Vídeo Licitação CP Nº 61/2023 - Execução da obra de construção da escola e quadra de Santa Clara do Caparaó. Execução da obra de construção da escola e quadra de Santa Clara do Caparaó. há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade