OS INDÍGENAS

Primitivos Habitantes

 

Índios Purís caçandoPurís

O território banhado pelo rio Pardo teve como primitivos habitantes algumas tribos indígenas da nação purí (por-í).

Posteriormente, chegaram à região os botocudos, que foram expulsos do litoral pelos portugueses e buscaram refúgio nas florestas ao redor do Caparaó.

Os purís faziam parte de um grupo indígena atualmente considerado extinto. Até o inicio do século XIX habitavam o território que hoje corresponde aos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Foram também chamados “coroados”. A língua purí é uma língua extinta, pertencente ao tronco Macro-Jê.

Purí (Por-i) significa povo miúdo, de pequena estatura. Eram troncudos e de pele vermelha fina e macia, com cabelos lisos e escorridos sobre os ombros. O Povo nômade morava sob folhas de bananeiras sustentadas por varas onde acendiam fogueiras e estendiam redes feitas de embira. A tribo somente escolhia um chefe durante as guerras. Os homens faziam armas, caçavam e guerreavam. As mulheres colhiam os alimentos e confeccionavam utensílios de barro e taquara.

 

 

 

 

 

Índios Purís caçando

 

Jovens Indios BotocudosBotocudos

As primeiras notícias sobre eles remontam ao século XV quando Gabriel Soares de Sousa fez uma descrição dos aimorés (nome dado aos botocudos) relatando sua vida e seus costumes. Afirmou que os mesmos eram descendentes dos tapuias. Fato que não foi confirmado.

O termo botocudo é a denominação dada pelos portugueses aos indígenas pertencentes a grupos de diversas filiações lingüísticas e várias regiões geográficas que usavam botoques labiais e auriculares. Os botocudos também eram chamados de: aimorés, boruns ou guerens. Pertenciam ao tronco macro-jê (grupo não-tupi).

Os botoques eram acessórios feitos de madeira branca arredondada, as vezes até de grandes dimensões. Eram afixados nos lóbulos das orelhas e nos lábios o que hes conferia aparência particularmente assustadora. A conotação de que seus botoques desfiguravam o rosto, despertava na mente do colonizador, a imagem de inimizade.

 

 

 

 

 

 

Jovens Indios Botocudos

https://iuna.es.gov.br/indios-de-iuna.html

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade