Secretaria de Turismo e Cultura

Iúna recebe delegados da Ordem dos Músicos nestaquinta-feira (31)

Reunião será às 09 horas na Casa da Cultura

Por Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, fonte Prefeitura
Publicado em 29/08/2017 às 09:04  •  atualizado há 10 dias

A prefeitura informa uma grande oportunidade para os músicos de Iúna e região. Nesta quinta-feira (31), às 09h00 na Casa da Cultura, em Iúna, acontece uma reunião com delegados da OMB (Ordem dos Músicos do Brasil). De acordo com o prefeito Weliton Virgílio, “eles se prontificaram em estar no município para sanar as dúvidas dos nossos músicos, artistas e até mesmo a possibilidade de um a audição aqui na cidade para emissão da carteira de músico”.

A secretária de Cultura, Iolanda Vial, comemora o fato da presença de representantes da OMB em Iúna. “Todos os músicos do município estão convidados. É uma grande oportunidade”, destaca ela.

A Ordem dos Músicos do Brasil

A Ordem dos Músicos do Brasil foi criada no dia 22 de dezembro de 1960, através da publicação da Lei Federal 3.857, com a finalidade de exercer em todo país, a seleção, disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão de músico.

Até a publicação da Lei Federal 3.857/60, a profissão de músico não era reconhecida oficialmente. Essa falta de reconhecimento gerava problemas legais, sociais, trabalhistas e administrativos a profissão.

A partir desta Lei regulamentar, o músico passou a ser reconhecido como um profissional. E como toda profissão legalizada precisa de um Órgão que a discipline e fiscalize, foi criada pela mesma Lei a Ordem dos Músicos do Brasil, que entre outras atribuições, seleciona e habilita os músicos para o exercício da profissão.

Assim como em outras profissões: os advogados, os contadores, os médicos, os dentistas e outros, que tem a sua Ordem ou Conselho; o músico não poderá exercer a profissão se não estiver devidamente habilitado pelo Conselho Regional onde estiver compreendido o local de sua atividade.

A Ordem dos Músicos é um órgão fiscalizador que faz cumprir o que determina a lei. E, não é uma associação ou sindicato que tem como obrigações a assistência social aos seus filiados.

O benefício central que a ordem dos músicos oferece aos seus filiados é o exercício legal da profissão.

A OMB tem forma federativa e compõe-se do Conselho Federal, situado na capital Federal, e de seus Conselhos Regionais situados nas capitais de cada Estado do País.

O Conselho Federal com sua diretoria eleita através de assembléia dos delegados dos Conselhos Regionais tem a finalidade:

fiscalizar e deliberar atribuições e instruções aos Conselhos Regionais;

Fixar a anuidade e taxas de emolumentos a vigorar em todo território nacional;

aprovar e encaminhar as prestações de contas dos Conselhos Regionais para o Tribunal de Contas de União.

Os Conselhos Regionais são eleitos por voto direto em assembléia dos músicos profissionais inscritos nos Conselhos de cada região e em dia para com suas atribuições perante a tesouraria da Ordem.

Os Conselhos Regionais são compostos de 21 membros efetivos e 21 suplentes. O Conselho é o Órgão deliberativo, e a diretoria, formada de 05 membros eleitos entre os conselheiros, é o Órgão executivo.

Diretoria para o exercicio de 2016 A 2019:

Presidente: Gidalte Jacob de Almeida Bagot

Secretario Geral: Aoliabe Alves da Silva

Tesoureira: Maria da Penha Machado Jadjisch

Iúna recebe delegados da Ordem dos Músicos nestaquinta-feira (31)

Delegados da OMB estarão em Iúna

Noticia Gestores municipais do Caparaó exploram potencialidades turísticas de Iúna Gestores turísticos de 11 municípios do Caparaó Capixaba realizaram uma jornada de dois dias. há 5 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Abertura da Páscoa em Iúna celebra tradição e união O evento contou com pipoca, algodão doce, pula-pula e apresentação da Banda Marcial Girassol, da APAE. há 9 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Iúna participa de encontro preparatório para a Feira dos Municípios 2024 A Feira dos Municípios 2024 vai acontecer de 06 a 09 de junho no Pavilhão de Carapina, na Serra. há 13 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Fazedores de cultura de Iúna recebem orientação sobre o programa Fundo a Fundo Os projetos selecionados contarão com incentivo financeiro com o objetivo de fomentar a arte, a cultura, a música e o resgate das tradições populares de Iúna. há 13 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Prefeitura de Iúna convida a população para inauguração da decoração de Páscoa O evento será nesta sexta-feira (15) na Praça da Bíblia às 19h. há 14 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Feira Arte e Sabor acontece no próximo dia 06 Este ano, a Feira Arte e Sabor passa a ser realizada na praça do bairro Ferreira Vale (Praça dos Poetas). há 16 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura