Gabinete do Prefeito

Nossa Senhora das Graças vai receber antena de telefonia móvel

A assinatura do ato de inclusão da localidade do edital de contratação das torres foi realizada na manhã de sexta-feira (03)

Por Gabinete, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 06/11/2017 às 17:06  •  atualizado há 3 dias

O distrito de Nossa Senhora das Graças, em Iúna, receberá uma antena de telefonia móvel rural por meio do Programa Campo Digital, da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A assinatura do ato de inclusão da localidade do edital de contratação das torres foi realizada na manhã desta sexta-feira (03) no próprio distrito.

Participaram da solenidade o governador em exercício, César Colnago; o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; o prefeito de Iúna, Weliton Virgílio; além de lideranças políticas e também locais.

O governador em exercício, César Colnago, falou da necessidade de investir em tecnologia no campo. "Trazer a telefonia móvel para a zona rural significa trazer uma ‘estrada de desenvolvimento’. Nossos produtores terão acesso a informações importantes para a atividade agrícola, os estudantes terão mais facilidade para realizar pesquisas, até o turismo se desenvolve mais. Onde tiver comunidade no interior tem que ter qualidade de vida", destacou Colnago.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, pontuou que o investimento para a realização do Programa Campo Digital só é possível devido ao equilíbrio das contas do Estado. "O distrito de Nossa Senhora das Graças é uma localidade importante do município de Iúna. Priorizamos os locais onde mais pessoas são beneficiadas. O celular é importante na vida das pessoas. Ele serve para pedir ajuda em casos de emergência, como problemas de saúde, para o produtor rural conseguir saber qual a cotação do café, fazer negócios. A previsão é de que todas as 100 torres comecem a ser instaladas em janeiro", disse Octaciano.

O motorista José Francisco Filho, de 51 anos, que mora no distrito de Nossa Senhora das Graças, afirmou que é complicado fazer ligação pelo celular na localidade. "Na maior parte dos dias o sinal não existe. Para conseguir falar ao telefone é difícil. Temos que procurar os morros da região para conseguir falar. Com a torre vai melhorar muito para a gente aqui", comemorou.

O aposentado José Silva Sales, de 77 anos, que mora na região desde os seis anos, também falou da dificuldade que enfrenta para fazer uma ligação. "A torre vai melhorar muito o sinal. Desde que moro aqui é difícil usar o telefone. Tenho que sair de casa para conseguir e, quando não é possível, uso o ‘orelhão’. Agora vai ser bom", disse.

O Programa Campo Digital prevê a instalação de 100 antenas de telefonia móvel em áreas rurais do Espírito Santo. O edital para o chamamento público das empresas com as localidades que receberão as torres foi publicado na última semana. As propostas serão apresentadas no próximo dia 30. A previsão é de que as antenas comecem a ser instaladas no início do próximo ano.

Assessoria de Comunicação da Seag

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria

Karyna Amorim

Nossa Senhora das Graças vai receber antena de telefonia móvel