Secretaria de Educação promove formação para Cuidadores de alunos com necessidades especiais

O assunto abordado na formação foi AUTISMO - palestra que foi ministrada pela Graduanda em Psicologia, Francisca Rosa de Castro, da cidade de Manhuaçu/MG.

Pedagoga da Educação Especial - Silvana da Penha Costa, Psicóloga Francisca Rosa de Castro, Coordenadora de Escolas e Creches - Maralins L. Rezende

Publicado em 13/04/2018 as 19:34 (Atualizado em 23/06/2018 as 23:58), postado por Secretaria Municipal de Educação, Fonte: Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação realizou na última terça-feira (10), mais uma etapa da formação para Cuidadores de alunos com necessidades especiais. O assunto foi AUTISMO, palestra que foi ministrada pela Graduanda em Psicologia, Francisca Rosa de Castro, da cidade de Manhuaçu/MG.

O assunto abordado teve cunho técnico e foram apresentadas as diferenças entre Doença, Síndrome e Transtorno, Definição do Autismo do Ponto de vista psicológico, as formas de manifestação do Autismo, como identificar a criança com o espectro, estereótipos, sintomas e aprendizagem do aluno com TEA.

A Formação tem um calendário criterioso no que se refere aos assuntos que serão abordados durante o ano.

O Transtorno Espectro Autista (TEA) é uma patologia recorrente e crescente no município e, portanto, dúvidas em relação a esse assunto são comuns. O objetivo da Formação é capacitar o cuidador de forma que ele tenha condições de perceber a forma com que o aluno com TEA se desenvolve e como aprende, bem como manejar as variações de comportamento tão peculiares das crianças com TEA e ajudá-lo no contexto escolar.

O cuidador tem um papel fundamental no desenvolvimento escolar do aluno especial, não é atribuição do cuidador ensinar o conteúdo pedagógico, mas ele é a ponte entre o Profissional Especializado na sala de aula (Professor) e o aluno com necessidades especiais.

Os resultados da Formação já estão sendo percebidas na sala de aula e na interação do aluno especial X escola, já que todos os formandos se mostram absolutamente comprometidos com essa missão tão especial para que foram designados.

A formação acontece todas as terças, no auditório da Secretaria de Educação em dois turnos: matutino (08:00 às 10:30h) e vespertino (13:30 às 15:30h). A coordenação e mentoria do projeto são da Coordenadora de Escolas e Creches, Maralins L. Rezende e da Pedagoga da Educação Especial, Silvana da Penha Costa.