Laranja da Terra recebe tanque de resfriamento de leite

A comunidade recebeu um equipamento com capacidade de armazenamento de 2.000 litros de leite e com isso, os moradores passarão a entregar aos laticínios leite resfriado e com qualidade superior

Tanque de resfriamento de Laranja da Terra

Publicado em 10/05/2018 as 19:30 (Atualizado em 18/07/2018 as 00:50), postado por Secretaria Municipal de Agricultura e Agronegócio, Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura e Agronegócio

A comunidade de Laranja da Terra foi beneficiada com um tanque de resfriamento de leite com capacidade de 2.000 litros, com isso os moradores passam a contar com esse equipamento tão útil para a produção de leite. O equipamento, entregue pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura e Agronegócio, vai facilitar as atividades e o fortalecimento daquela região.

O Secretário Municipal de Agricultura e Agronegócio, Robson Fardin Tristão, acompanhou a fase de montagem do tanque em local de fácil acesso para o escoamento da produção. Demais técnicos acompanharam a implantação do equipamento.

O Secretário explicou que com esse equipamento, com capacidade de armazenamento para dois mil litros de leite, cerca de 190 famílias, que vivem da produção leiteira na região, passam a vender um produto com mais qualidade, pois, o produto recebido pela usina de beneficiamento deve ser melhor para garantir a produção de derivados de boa qualidade e conservação.

“Com a entrega do tanque de resfriamento, os pequenos produtores de leite podem realizar até duas ordenhas por dia, já que terão espaço adequado para armazenar o produto. Consequentemente os primeiros esforços para a obtenção de produtos lácteos de boa qualidade devem ser dirigidos para o campo onde a matéria-prima está mais sujeita à perda de qualidade, além de manter um importante projeto em ação, o PROLEITE”, assegura Robinho Tristão.

O presidente da Associação Comunitária de Laranja da terra, Fernando Loubarck, acompanhou a implantação do tanque de resfriamento na comunidade e falou da qualidade do equipamento e do produto entregue para as indústrias.

“Todos os produtos lácteos, a começar pelo leite resfriado, o creme, manteiga, queijo, leite em pó integral e desnatado e terminando com produtos de sobremesa mais sofisticados como os produtos lácteos congelados, iogurte, pudins, entre outros, dependem de leite de boa qualidade e com esse equipamento cedido pela administração municipal de Iúna, nossa comunidade vai poder entregar qualidade aos laticínios”. Afirmou o presidente da Associação Comunitária da localidade.

Benefícios

Os benefícios esperados para o produtor que entra no sistema de resfriamento do leite e coleta a granel são os seguintes:

- Melhoria da qualidade da matéria-prima;

- Redução das perdas com o leite ácido;

- Maior possibilidade de ganhos com a bonificação;

- Redução de valor do frete;

- Flexibilidade nos horários de ordenha e recolha na propriedade. Isto leva a uma melhor qualidade de vida ao produtor.