Plano estratégico para a agricultura no Caparaó é tema de reunião

A elaboração do Plano Estratégico da Agricultura (Pedeag) para a região do Caparaó foi tema de reunião realizada nesta quarta-feira (15) em Iúna.

Foto: Prefeitura de Iúna

Publicado em 16/03/2017 as 09:34 (Atualizado em 19/11/2017 as 18:49), postado por Assessoria de comunicação, Fonte: Governo do ES

A elaboração do Plano Estratégico da Agricultura (Pedeag) para a região do Caparaó foi tema de reunião realizada nesta quarta-feira (15) no município de Iúna. Prefeitos, secretários municipais e lideranças das cidades que formam a região participaram do encontro promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O objetivo da reunião foi apresentar o projeto para os dirigentes municipais a fim de referendar a metodologia a ser adotada e estabelecer o cronograma com as atividades de elaboração do plano, como as oficinas de trabalho e seminários.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, apresentou na reunião o Pedeag 3, elaborado ao longo dos últimos dois anos e entregue no final de 2016. Pontuou a importância de se planejar o setor e traçar os objetivos de cada cadeia produtiva em longo prazo.

"O Pedeag está criando uma nova agenda que dá um rumo para a agricultura nos próximos 15 anos. O Pedeag Caparaó vai além da agricultura passando pelo meio ambiente e o turismo. É olhar para o Caparaó como um todo e definir estratégias e prioridades para os 11 municipios ", disse Octaciano Neto.

O diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Marcelo Suzart, afirmou ser importante a participação do produtor rural da região nas oficinas e seminários que serão realizados.

"A participação do produtor é fundamental para que se possa conhecer a dificuldade e a real necessidade da região. E isso torna mais fácil a execução do Plano e as ações necessárias. A equipe do Incaper está à disposição para fazer esse diálogo com cada secretaria municipal de agricultura", declarou Suzart.

O prefeito de Iúna, Coronel Weliton, destacou que é fundamental os municípios fazerem a discussão em conjunto. "A agricultura, desde a cafeicultura até a diversificação e o turismo são importantes para a geração de emprego e renda para o Caparaó. E nada mais justo do que fazer esse debate em conjunto entre os municípios".

O prefeito de Ibatiba, Luciano Salgado, reforçou o trabalho em conjunto. "O importante é pensar o que queremos para a nossa agricultura e os caminhos a seguir. Agradecemos a Seag e o governo por essa parceria".

Já o prefeito de Alegre, José Guilherme, pontou que o desenvolvimento do Caparaó passa pelo trabalho em conjunto das cidades. "Nesse momento de recursos escassos temos que juntar nossas forças".