Plano estratégico para a agricultura no Caparaó é tema de reunião

A elaboração do Plano Estratégico da Agricultura (Pedeag) para a região do Caparaó foi tema de reunião realizada nesta quarta-feira (15) em Iúna.

Foto: Prefeitura de Iúna
Foto: Prefeitura de Iúna

Publicado em 16/03/2017 as 09:34 (Atualizado em 22/07/2017 as 09:42), postado por Assessoria de comunicação, Fonte: Governo do ES

A elaboração do Plano Estratégico da Agricultura (Pedeag) para a região do Caparaó foi tema de reunião realizada nesta quarta-feira (15) no município de Iúna. Prefeitos, secretários municipais e lideranças das cidades que formam a região participaram do encontro promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O objetivo da reunião foi apresentar o projeto para os dirigentes municipais a fim de referendar a metodologia a ser adotada e estabelecer o cronograma com as atividades de elaboração do plano, como as oficinas de trabalho e seminários.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, apresentou na reunião o Pedeag 3, elaborado ao longo dos últimos dois anos e entregue no final de 2016. Pontuou a importância de se planejar o setor e traçar os objetivos de cada cadeia produtiva em longo prazo.

"O Pedeag está criando uma nova agenda que dá um rumo para a agricultura nos próximos 15 anos. O Pedeag Caparaó vai além da agricultura passando pelo meio ambiente e o turismo. É olhar para o Caparaó como um todo e definir estratégias e prioridades para os 11 municipios ", disse Octaciano Neto.

O diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Marcelo Suzart, afirmou ser importante a participação do produtor rural da região nas oficinas e seminários que serão realizados.

"A participação do produtor é fundamental para que se possa conhecer a dificuldade e a real necessidade da região. E isso torna mais fácil a execução do Plano e as ações necessárias. A equipe do Incaper está à disposição para fazer esse diálogo com cada secretaria municipal de agricultura", declarou Suzart.

O prefeito de Iúna, Coronel Weliton, destacou que é fundamental os municípios fazerem a discussão em conjunto. "A agricultura, desde a cafeicultura até a diversificação e o turismo são importantes para a geração de emprego e renda para o Caparaó. E nada mais justo do que fazer esse debate em conjunto entre os municípios".

O prefeito de Ibatiba, Luciano Salgado, reforçou o trabalho em conjunto. "O importante é pensar o que queremos para a nossa agricultura e os caminhos a seguir. Agradecemos a Seag e o governo por essa parceria".

Já o prefeito de Alegre, José Guilherme, pontou que o desenvolvimento do Caparaó passa pelo trabalho em conjunto das cidades. "Nesse momento de recursos escassos temos que juntar nossas forças".


MAIS NOTICIAS
Iúna realiza II Simpósio Café com Leite

há 123 dias

Iúna realiza II Simpósio Café com Leite

Trata-se do II Simpósio Café com Leite realizado a partir desta quinta-feira (23) no Parque de Exposições Cassiano Osório Júnior


Idaf e Prefeitura de Iúna firmam acordo de cooperação

há 129 dias

Idaf e Prefeitura de Iúna firmam acordo de cooperação

Representes do IDAF e da Prefeitura Municipal de Iúna, firmaram Acordo de Cooperação Mútua, nessa terça-feira (14).


Proprietários rurais podem emitir CCIR sem multa até 14 de janeiro

há 193 dias

Proprietários rurais podem emitir CCIR sem multa até 14 de janeiro

O CCIR é indispensável para legalizar em cartório alterações no registro da área ou para solicitar financiamento bancário.


Aguarde, enviando dados!

clear