Iúna celebra o Dia do Servidor

Programação especial aconteceu na sexta-feira (27)

Por Gabinete, fonte Prefeitura
Publicado em 31/10/2017 às 09:49  •  atualizado há 13 dias

O município de Iúna celebrou na última sexta-feira (27), o Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro. A programação especial que foi realizada na Escola Municipal Deolinda Amorim de Oliveira, começou por volta de 15h00, com uma palestra motivacional do humorista Rossini Macedo.

Ainda na sexta-feira (27), foram realizadas apresentações culturais e servido um delicioso jantar.

O secretário de Educação André Luiz Ferreira destacou a realização da palestra motivacional com o humorista Rossini Macedo e a apresentação Cultural. O secretário aproveitou o momento para agradecer pelo empenho e dedicação de todos.

“Agradeço a todos os servidores presentes e parabenizo os servidores da Educação e demais. Aos nossos servidores que direta ou indiretamente estão ligados neste trabalho com mais de 4 mil crianças no município, só tenho a agradecer e desejar que Deus ilumine a todos nós e direcione os nossos trabalhos”, destacou.

O grupo teatral de Guaçuí (ES), Gota, Pó e Poeira esteve se apresentando e arrancou muitos elogios dos presentes. Edmar Silva, ator do grupo teatral que existe há 35 anos, disse que “foi um prazer estar em Iúna celebrando uma data tão importante”.

Para Faguiner Salvador, chefe de gabinete da prefeitura de Iúna, “a prefeitura tem buscado capacitar cada vez mais os servidores para prestar um serviço ainda melhor para a população”.

O prefeito Weliton Virgílio este presente na palestra motivacional e parabenizou os servidores. “O nosso carinho é respeito a todos os servidores e que possam cada vez mais desempenhar de forma honrada as suas funções”, destacou o gestor municipal.

O vice-prefeito Lediu Tiengo, também esteve presente no evento comemorativo ao Dia do Servidor e também parabenizou a todos.

Saiba mais

Também conhecido como Dia do Funcionário Público, esta data não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo, ou seja, os profissionais do serviço público não são obrigados a gozar de folga.

O Dia do Servidor Público é celebrado anualmente em 28 de outubro. A data celebra o profissional que trabalha nas mais variadas áreas do Poder Público, seja em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas.

Existem três principais tipos de servidores públicos: municipal, estadual e federal.

Os servidores municipais pertencem à Prefeitura de uma cidade; os estaduais ao Governo de um estado e os federais são subordinados à União da República. Os salários dos servidores públicos são pagos com o dinheiro dos Cofres Públicos.

No Brasil, ser servidor público é sinal de estabilidade financeira para muitas pessoas, pois não podem ser dispensados facilmente de seus cargos depois de consolidado o período de estágio probatório.

Para entrar no serviço público, normalmente, o cidadão deve participar de um concurso público ou processo seletivo e ser aprovado.

No Brasil ainda se comemora o Dia do Funcionário Público Aposentado, em 17 de junho.

Origem do Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi à fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.

Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área.

Assim, o artigo 236 da lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.

O humorista Rossini Macedo (Tonho dos Couros) palestrou para os servidores

Iúna celebra o Dia do Servidor

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 11 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna deseja Feliz Páscoa aos munícipes Que este período de Páscoa seja marcado por gestos de solidariedade, compaixão e união. há 15 horas  •  Prefeitura Municipal