Procon-ES orienta sobre as compras na Black Friday

Hoje será realizada a sexta edição do evento, contudo, com tanta variedade, é preciso cautela nas compras

Por Secom ES, fonte Governo do ES - Diário Oficial
Publicado em 26/11/2016 às 16:10  •  atualizado há 16 horas

Foto: Divulgação SECOM

Nesta sexta-feira, será realizada a sexta edição da Black Friday no Brasil. Uma campanha de vendas on-line, anual, que oferece altos descontos nas lojas credenciadas. Com tanta facilidade e variedade de lojas, é preciso cautela antes de realizar a compra para evitar problemas futuros.

O comércio eletrônico brasileiro movimenta bilhões de reais todos os anos. Preços mais baixos, facilidade em pesquisar os preços dos produtos em diferentes lojas e comodidade são alguns dos motivos pelos quais os consumidores optam pelas ‘lojas virtuais’, mas, é preciso atenção na hora da compra para evitar prejuízos com fraudadores e outros problemas.

O consumidor que vai participar pela primeira vez da Black Friday precisa saber que nem todos os produtos à venda nos sites participam da promoção. Sendo assim, é preciso que os produtos com desconto estejam destacados e claramente identificados por meio do selo “Black Friday”.

Para quem está pensando em comprar algo, a primeira dica é pesquisar desde já os preços dos produtos em diferentes lojas virtuais participantes da campanha e até mesmo em lojas físicas para verificar se o produto ofertado tem, de fato, uma redução no preço, situação muito questionada pelos consumidores nas edições passadas.

A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, informa que os consumidores devem ter muita atenção no momento da compra porque muitas lojas virtuais e físicas se apropriam do nome Black Friday para aumentar as vendas. “Uma fraude muito comum no universo de quem é adepto das compras virtuais está relacionada à clonagem de sites, que ficam idênticos aos das lojas oficiais. Os fraudadores capturam os dados do cartão de crédito, números dos documentos e senhas do consumidor, no momento em que ele pensa estar realizando a sua compra.

Uma dica é pesquisar as lojas credenciadas no site www.blackfriday.com.br e observar o nome e o  endereço do site, no link que aparece na barra do navegador, que pode ser parecido, mas não é igual ao da loja oficial. Desconfie de boleto bancário como única forma de pagamento para evitar as ciladas virtuais”, orienta a diretora.

Se o consumidor não conseguir realizar a compra devido a problemas no site poderá reclamar. Também são questões passíveis de reclamação o descumprimento à oferta, a publicidade enganosa (promoção com preços iguais aos praticados dias antes), a mudança de preço no momento da finalização da compra e a falta de informações claras sobre a empresa e o produto.

As reclamações podem ser registradas pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site  www.procon.es.gov.br ou pessoalmente na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, Centro, Vitória, das 09 às 17 horas, de segunda a sexta-feira ou no Faça Fácil Cariacica que atende também aos sábados até as 13 horas. É importante guardar a oferta anunciada, bem como a tentativa de compra, por meio das cópias das telas do anúncio e da transação.

Procon-ES orienta sobre as compras na Black Friday

Foto: Divulgação SECOMProcon

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 11 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna deseja Feliz Páscoa aos munícipes Que este período de Páscoa seja marcado por gestos de solidariedade, compaixão e união. há 14 horas  •  Prefeitura Municipal