Prefeitura Municipal e Governo do Estado lançam o desafio Sesport

O evento aconteceu na rampa da Serrinha e foi dividido entre as categorias Open e Intermediário.

Desafio Sesport de Parapente

Publicado em 25/12/2017 as 16:27 (Atualizado em 23/01/2018 as 02:35), postado por Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Fonte: Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo

Iúna recebeu nesta sexta (22) e sábado (23), pela primeira vez, o Desafio Sesport de Parapente, evento realizado pela Secretaria de Estado de esporte em parceria com a Prefeitura Municipal de Iúna através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. A prática esportiva aconteceu na rampa da Serrinha – Torre de TV, e contou com a participação de vários competidores, divididos em duas categorias.

O presidente da Federação Capixaba de Voo Livre, Almir Gomes, explica que o município passará por uma espécie de testes. "É um evento inédito para Iúna. Teremos uma rampa nova no nosso calendário e queremos ver como ela irá se sair durante a disputa. Nossa ideia, é trazer competições ainda maiores para o local", explicou o dirigente.

Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Roberto Carneiro, o Desafio Sesport foi uma grande oportunidade para a população da Serra do Caparaó curtir de perto as emoções do voo livre. "Estamos dando todo o suporte para este evento que, com certeza, foi um presente de Natal para os fãs desse esporte radical, em uma das mais belas regiões do Espírito Santo. O Governo do Estado, com sua gestão eficiente e transparente, não está cuidando apenas das contas, mas também das pessoas", comentou Carneiro.

O prefeito de Iúna, Weliton Virigilio falou do apoio dado pela prefeitura ao evento. “Nós da comunidade iunense estamos felizes, pois, o ano de 2017 foi um ano de muitas realizações no esporte iunense, aqui mesmo nas montanhas de Iúna tivemos o downhill, realizado em outubro na montanha do Colosso e agora na rampa da Serrinha estamos recebendo essa competição de parapente, o Desafio Sesport, que juntamente com o Governo do Estado demos total apoio aos competidores com suporte de ambulância, veículo e trator para subida a rampa, limpeza do loca, melhoria na estrada de acesso e com isso trazer mais uma competição a nível mundial para o nosso município e dar aos munícipes mais uma forma de lazer”, enfatizou o prefeito.

O desafio contou com a presença do piloto Marcos Dias da Fonseca - Frank Brown que fez parte da equipe julgadora. Com cinco anos de voos, ele - que é empresário agora comemora uma vitória em âmbito nacional: ele foi campeão da segunda etapa do Campeonato Brasileiro na categoria Serial, realizada em Andradas, no Sul de Minas, em agosto, conquistou o terceiro lugar na categoria open no PWC, o circuito mundial de voo livre que aconteceu em Águas da Prata, São Paulo, em setembro.

Frank é conhecido por ter ótimas condições para voos de parapentes e por ter um dos mais destacados pilotos do país neste esporte.

Ainda no sábado foi inaugurada uma pista para realização de voos experimentais de Paratrike – que é a combinação do parapente com um trike (veículo motorizado), que proporciona ao piloto e ao passageiro maior conforto de realizar todos os procedimentos de voo (decolagem, voo e pouso) sentados em um veículo associado à autonomia de voar independente de uma montanha para decolagem.

Os pilotos de paratrike Silvio Geraldo Ramos (Silvio Gambiarra) – Santa Clara de Ibatiba/ES e Cecílio Januário – Martins Soares/MG experimentaram uma pista construída pela Prefeitura Municipal no bairro Guanabara. Por ser uma localidade alta e próxima à cidade o local é ótimo para prática esportiva da modalidade.

Veja como ficou o resultado final da competição de parapente:

“Hora Cheia”

1º Michel – Alegre/ES

2º Walace – Vila Velha/ES

3º Artieles – Natividade/RJ

4º Bahia – Manhuaçú/MG

5º Natan – Iúna/ES

“Pouso Perfeito”

1º Natan – Iúna/ES

2º Paulo Victor – Manhuaçú/MG

3º Carlão – Manhuaçú/MG

4º Walace – Manhuaçú/MG