Vem aí o 3º Concurso Qualidade do Café Arábica de Iúna

Inscrições já estão abertas

Publicado em 28/07/2017 as 08:51 (Atualizado em 16/07/2018 as 18:13), postado por Agricultura, Fonte: Prefeitura

O município de Iúna através da Secretaria de Agricultura e Agronegócios estará realizando em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o 3º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica. As inscrições vão até o dia 22 de setembro. A divulgação do resultado e entrega da premiação aos vencedores será dia 19 de outubro.

Segundo os organizadores, os objetivos do concurso são, identificar, promover e premiar os agricultores de café arábica de qualidade, além de incentivar a constante melhoria da qualidade como meio mais eficaz na conquista de mercado e agregação de valor ao produto.

O Concurso  vai abranger duas categorias, segundo o preparo do café, sendo elas: via úmida - cereja descascado ou despolpado e via seca, café natural.

Os agricultores, ainda que possuam mais de uma propriedade, poderão se inscrever com o máximo de dois lotes, um para cada categoria, sendo exigido por lote, 07 (sete) sacas, as quais deverão ser armazenadas e disponibilizadas em armazéns, próprios ou de terceiros, desde que localizados no município de Iúna, até o encerramento, com vista à realização de reamostragens, caso necessário.

Ainda de acordo com os organizadores, o 3º Concurso de Qualidade do Café Arábica, será coordenado por uma comissão formada por técnicos da Secretaria de Agricultura e Agronegócios e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A Comissão será nomeada através de portaria subscrita pelo secretário municipal de Agricultura e Agronegócios.

Quem pode participar

Podem participar do concurso, os produtores exclusivamente proprietários ou parceiros agrícolas regularmente inscritos no município de Iúna.

O III Concurso de Qualidade do Café Arábica de Iúna tem o seguinte cronograma:

03/07 a 22/09/2017 – Período de Inscrições e coleta de amostras, a serem agendadas com os técnicos do Incaper e Secretaria de Agricultura e Agronegócios, no horário de 07h30 as 11h30 e de 13h00 as 17h00.

25/09 a 29/09/2017- Período de coletas das amostras, avaliação das boas práticas agrícolas e preenchimento do questionário sócio ambiental das propriedades.

De 02/10 a 06/10/2017 – Etapas de provas de café.

19/10/2017 – Divulgação do resultado e premiação do vencedor.

Serão premiados os 5 (cinco) primeiros colocados por categoria, os quais receberão, de acordo com sua classificação, os seguintes prêmios:

Categoria cereja descascado – despolpado:

1º Colocado: R$ 4.000,00 (quatro mil reais)

2º Colocado: R$ 3.000,00 (três mil reais)

3º Colocado R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais)

4º Colocado R$ 2.000,00 (dois mil reais)

5º Colocado R$ 1000,00 (mil reais)

Categoria Natural:

1º Colocado: 4.000,00 (quatro mil reais)

2º Colocado: 3000.00 (três mil reais)

3º Colocado: 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais)

4º Colocado: 2.000,00 (dois mil reias)