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Bem-vindo

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação. Também é possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail, entrar com recursos, apresentar reclamações em caso de demora na resposta e consultar as respostas recebidas. O objetivo é facilitar o exercício do direito de acesso à informação pública.

SIC Presencial

O cidadão pode solicitar informações diretamente no SIC Presencial, localizado no Protocolo Geral da Prefeitura de Iúna - Rua Desembargador Epaminondas do Amaral, n° 58, Centro.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 08hs às 11hs e 13hs às 18hs.

Dúvidas sobre como realizar pedidos de informação podem ser esclarecidas através do telefone (28) 3545-4750.

Destaques

Conheça os relatórios estatísticos dos pedidos de informação e recursos interpostos. Caso deseje realizar cruzamentos e análises específicas sobre pedidos e recursos cadastrados no e-SIC, faça o download dos arquivos de dados dos Relatórios Estatísticos, em CSV e XML.

Manual do Usuário

Antes de solicitar informação, leia o Manual e conheça os procedimentos para fazer sua solicitação.

Primeiro Acesso

Conheça o passo a passo para fazer o seu primeiro pedido de informação. São apenas cinco etapas.

Pedido de acesso a Informação

Lei 12.527, regula o acesso à Informação

Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações, devendo o pedido conter a identificação mínima do requerente e a especificação da informação requerida.

§ 1º Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação.

§ 2º Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet.

§ 3º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.


Requisitos mínimo para cadastro

Nome completo ou Razão Social, CPF ou CNPJ, e-mail e senha.

É importante manter seus dados atualizados, pois eles serão utilizados para enviar a resposta do seu pedido e, se necessário, esclarecer dúvidas.


Login ou Cadastro

Após realizar o login ou cadastro, você será redirecionado para a página inicial do site (www.iuna.es.gov.br), acesse o link do e-SIC e volte a esta página para realizar seu pedido de acesso a informação.

Localizar palavras chave

Exibindo o total de 19 registros

PERGUNTAS FRENQUENTES

1
Como funciona o módulo "localizar documentos com" da busca avançada?

Essa é uma busca bem intuitiva. A tabela a seguir mostra o resultado para a busca inserindo o termo “direito à informação” em cada uma das opções possíveis. Por exemplo, escrevendo “direito à informação” no campo “qualquer uma destas palavras”, como resultado aparecerão os resultados que contenham apenas a palavra “direito”, os que contenham apenas a palavra “informação”, os que contenham ambas “direito + informação” e os que contenham o termo “direito à informação” escrito exatamente dessa forma.

Veja o resultado das diferentes consultas, caso fosse inserido “direito à informação” em cada campo. As colunas indicam se pedidos que contenham esse termo serão apontados.

2
Por que não encontro os pedidos que fiz para o e-sic do meu estado/município?

A Busca de Pedidos e Respostas disponibiliza apenas os pedidos realizados a órgãos do Poder Executivo Federal, por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC).

3
Qual a diferença entre transparência ativa e transparência passiva?

No caso da transparência ativa, a divulgação das informações ocorre por iniciativa dos órgãos públicos, independente de solicitação. A disponibilização de informações na sua página de internet ocorre de forma espontânea.

Na transparência passiva, há o atendimento somente quando a sociedade faz uma solicitação, mediante requisição do interessado (pessoa natural ou jurídica).

4
O que é a busca de perguntas e respostas?

Trata-se de um sistema que permite a qualquer pessoa consultar os pedidos de informação, feitos com base na Lei de Acesso à Informação, direcionados aos órgãos e às entidades do Poder Executivo Federal e suas respectivas respostas.

5
O que é o sic?

O Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) é um sistema que centraliza as entradas e saídas de todos os pedidos de acesso dirigidos ao Poder Executivo Municipal, tendo como objetivo organizar e facilitar os procedimentos de acesso à informação tanto para o cidadão, quanto para a Administração Pública.

O e-SIC permite que qualquer pessoa – física ou jurídica – encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal. Por meio do sistema tampem é possível consultar as respostas recebidas, entrar com recursos, apresentar reclamações, entre outras ações.

O art. 9º. Da Lei de Acesso instituiu como um dever do Estado a criação de um ponto de contato entre a Sociedade e o Setor Público, que é o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC.

São funções do SIC:

  1. Atender e orientar os cidadãos sobre pedidos de informação;
  2. Informar sobre a tramitação de documentos e requerimentos de acesso à informação;
  3. Receber e registrar os pedidos de acesso e devolver as respostas aos solicitantes.
6
O que fazer caso encontre alguma informação pessoal minha em alguma pergunta/resposta?

Cada órgão é responsável pela avaliação do conteúdo dos pedidos e respostas para definição de quais pedidos devem ou não ser disponibilizados em transparência ativa. Isso porque, é responsabilidade de cada órgão/entidade proteger a informação sigilosa e a informação pessoal (conforme o art. 6º, inc. III da Lei de Acesso à Informação). Portanto, caso você encontre alguma informação pessoal sua, entre em contato diretamente com o SIC do órgão para o qual a pergunta foi realizada para que ele tome as medidas necessárias para retirar tal informação do Banco de Pedidos e Respostas.

7
O que fazer caso eu não concorde com a resposta dada pelo órgão/entidade?

 A Lei de Acesso à Informação garante ao solicitante da informação o direito de recorrer, caso entenda que o órgão ou a entidade não concedeu a informação solicitada ou caso não concorde com o motivo fornecido para a negativa do acesso à informação. No entanto, cabe apenas ao solicitante apresentar recurso, dentro do prazo estabelecido na Lei de Acesso à Informação, caso discorde da resposta do órgão.

Vale destacar que não há impedimentos para que um novo pedido com o mesmo teor seja feito por outro solicitante, sendo garantido ao novo solicitante o direito de recorrer da resposta fornecida.

8
Por que não consigo encontrar meu pedido?

A Busca de Pedidos e Respostas disponibiliza os pedidos que foram realizados no Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) deste Órgão Público a partir de julho de 2016. Caso seu pedido tenha sido realizado antes da data indicada, ele não estará no banco de dados, portanto, não será encontrado.

Além disso, se o SIC tiver considerado que sua solicitação contém informações restritas, ela também não será publicada. Isso porque, conforme o art. 6º, inc. III da  Lei de Acesso à Informação, cabe aos órgãos e às entidades do poder público proteger a informação sigilosa e a informação pessoal.  Por isso, cada órgão avalia o conteúdo de seus pedidos e respostas para, assim, definir quais pedidos podem ou não ser disponibilizados.

Assim, é possível que seu pedido não esteja no banco, pois em seu conteúdo (pergunta, resposta, recurso, resposta do recurso ou arquivos anexados) há alguma informação considerada restrita.

De acordo com a Portaria Interministerial nº 1.254, de 18 de maio de 2015, as informações fornecidas pelos órgãos e entidades são de sua responsabilidade exclusiva.

9
Quais consultas posso fazer?

Existem dois tipos de buscas disponíveis: a busca simples e a busca avançada. 

Para fazer sua consulta por meio da busca simples basta escrever uma palavra-chave na caixa de pesquisa. Caso deseje, você poderá, ainda, selecionar o órgão para o qual a pergunta foi direcionada, caso ele exista e o tipo de resposta que foi dada à pergunta (acesso concedido; acesso parcialmente concedido; acesso negado; informação inexistente; não se trata de solicitação de informação; órgão não tem competência para responder sobre o assunto; pergunta duplicada).

Caso você coloque uma expressão sem as aspas, como resultado serão apresentados os pedidos que contenham qualquer uma das palavras digitadas na caixa de pesquisa. Para buscar expressões exatas, coloque o termo desejado entre aspas.

Na busca avançada, é possível localizar documentos com maior precisão e é ideal para quem sabe exatamente o que deseja encontrar. A pesquisa pode ser feita por termos específicos e/ou com a utilização de filtros. Para usar a busca avançada, basta inserir os termos ou filtros desejados e acionar o botão buscar. É possível fazer qualquer combinação de termos e filtros, até o limite de 5 filtros. 

Você pode escolher se deseja localizar resultados com: todas as palavras selecionadas, com uma frase exata, com qualquer uma das palavras selecionadas, ou com nenhuma das palavras selecionadas.  A consulta por filtros específicos permite um maior controle sobre os resultados. Por meio dela é possível indicar: número do protocolo do pedido; órgão para o qual o pedido foi direcionado; tipo de resposta que foi dada ao pedido; classificação da resposta; data do pedido; data da resposta; categoria do pedido; instância do recurso; tipo de recurso; tipo da resposta ao recurso.

10
É preciso dar razões para o pedido?

Não é preciso apresentar nenhum tipo de justificativa para a solicitação de informações.

11
Quais os benefícios da abertura dos pedidos e respostas do sic?

A disponibilização dessas informações amplia a transparência pública, uma vez que as perguntas e respostas fornecidas a uma única pessoa estarão disponíveis a todos, permitindo que o interessado verifique se as informações de seu interesse já estão disponíveis, dispensando a necessidade de acionar o Governo, gerando economia de tempo e recursos tanto para o cidadão quanto para o Estado. A abertura possibilita ainda a realização de controle social sobre as informações e as respostas propriamente ditas gerando melhoria em sua qualidade.

12
Quais pedidos e respostas posso encontrar na busca?

Estão disponibilizados os pedidos que foram cadastrados no Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), realizados a partir de 1º de julho de 2015, caso existam, com exceção dos que contenham algum tipo de informação restrita (pessoal ou sigilosa).

13
Quanto tempo leva para o pedido respondido entrar na busca de pedidos e respostas?

Um pedido entra no banco de consulta da Busca de Pedidos e Respostas após ser respondido pelo órgão. Caso o solicitante entre com recurso, este só entra para o banco de consulta após ter recebido resposta. Dessa forma, é importante destacar que a decisão de um pedido inicial para o fornecimento da informação pode ser alterada após a avaliação do recurso.  A atualização do banco de dados acontece diariamente.

RELATÓRIO DE PEDIDOS DE INFORMAÇÃO

Em atendimento ao disposto no inciso III do artigo 30 da Lei nº 12.527/2011, a Controladoria Interna da Prefeitura Municipal de Iúna divulga relatório estatístico contendo a quantidade de pedidos de informação recebidos, atendidos e indeferidos, bem como informações genéricas sobre os solicitantes, conforme abaixo:

SITUAÇÃO DOS PEDIDOS
SITUAÇÃOQNTMÉDIA
Respondido19100,00%
Negado00%
TOTAL19100%
  • LEGENDA
  • Respondido: Pedido respondido pelo orgão
  • Negado: Pedido indeferido.
CATEGORIA DOS PEDIDOS
CATEGORIAQNTMÉDIA
Assistência ao idoso15,26%
Assistência social210,53%
Dados de acesso à informação631,58%
Fazenda Fiscalização e Controle15,26%
Gastos com serviços públicos15,26%
Informação de transporte escolar210,53%
Recursos humanos210,53%
Serviço da saúde315,79%
Não categorizado15,26%
TOTAL19100%
  • LEGENDA
  • Assistência ao idoso: Informações de assistência ao idoso
  • Assistência social: Serviço de assistência social
  • Dados de acesso à informação: Acesso à informação do sistema
  • Fazenda Fiscalização e Controle: Informações de secretaria da Fazenda, Arrecadação, Fiscalização e Controle
  • Gastos com serviços públicos: Gastos com serviços públicos
  • Informação de transporte escolar: Informações de transporte escolar do município
  • Recursos humanos: Gastos com pessoal da administração pública municipal
  • Serviço da saúde: Serviços oferecidos pela área da Saúde do município
  • Não categorizado: O pedido não foi categorizado.
PROFISSÃO
PROFISSÃOQNTMÉDIA
Estudante15,26%
Servidor público15,26%
Não informado1789,47%
TOTAL19100%
ESCOLARIDADE
ESCOLARIDADEQNTMÉDIA
Doutorado15,26%
Ensino superior completo210,53%
Ensino superior incompleto210,53%
Não informado1473,68%
TOTAL19100%
ESTADO CIVIL
ESTADO CIVILQNTMÉDIA
Casado15,26%
Divorciado15,26%
Não informado1789,47%
TOTAL19100%
RELIGIÃO
RELIGIÃOQNTMÉDIA
Católica210,53%
Evangélica15,26%
Não informado1684,21%
TOTAL19100%
CIDADES
CIDADESQNTMÉDIA
Belo Horizonte15,26%
Iúna15,26%
Muniz Freire15,26%
Porto Alegre15,26%
Vitória 421,05%
Não informado1157,89%
TOTAL19100%
ESTADOS
UFQNTMÉDIA
Espírito Santo / ES631,58%
Minas Gerais / MG15,26%
Rio Grande do Sul / RS15,26%
Não Informado / NI1157,89%
TOTAL19100%
TIPO DE PESSOA
PESSOAQNTMÉDIA
Física19100,00%
TOTAL19100%
PEDIDOS
PROTOCOLOCATEGORIASOLICITANTEDATA DA SOLICITAÇÃOCONCLUSÃO
#2017.0612.1715.1082Não categorizado12/06/2017
#2017.0419.1717.9069Dados de acesso à informação12*.***.***-**19/04/201701/05/2017
#2017.0411.1218.6539Fazenda Fiscalização e Controle00*.***.***-**11/04/201701/05/2017
#2017.0314.1715.7576Assistência social15*.***.***-**14/03/201717/04/2017
#2017.0314.1714.3168Serviço da saúde12*.***.***-**14/03/201717/04/2017
#2017.0314.1712.1619Dados de acesso à informação13*.***.***-**14/03/201717/04/2017
#2017.0313.1710.2463Informação de transporte escolar15*.***.***-**13/03/201717/04/2017
#2017.0201.1709.9114Dados de acesso à informação01/02/201717/04/2017
#2016.0919.1707.9333Assistência social14*.***.***-**19/09/201617/04/2017
#2016.0915.1706.7847Serviço da saúde12*.***.***-**16/09/201617/04/2017
#2016.0915.1705.6355Dados de acesso à informação13*.***.***-**15/09/201617/04/2017
#2016.0915.1704.8424Informação de transporte escolar15*.***.***-**15/09/201617/04/2017
#2016.0915.1703.1854Gastos com serviços públicos15/09/201617/04/2017
#2016.0805.1700.7673Assistência ao idoso25*.***.***-**05/08/201617/04/2017
#2016.0805.1700.4377Dados de acesso à informação01*.***.***-**05/08/201617/04/2017
#2016.0804.1659.6653Recursos humanos68*.***.***-**04/08/201617/04/2017
#2016.0804.1658.1920Serviço da saúde02*.***.***-**04/08/201617/04/2017
#2016.0720.1657.3913Recursos humanos01*.***.***-**20/07/201617/04/2017
#2016.0717.1655.8485Dados de acesso à informação02*.***.***-**17/07/201617/04/2017

Aguarde, enviando dados!

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