banner e-sic

Gabinete do Prefeito

A estrutura do Gabinete é composta de forma a permitir o assessoramento do Prefeito no planejamento, execução, avaliação e aprimoramento de programas, ações e políticas de governo. Essa assessoria acontece tanto num nível técnico quanto estratégico.

O Gabinete ainda mantém uma relação muito próxima com o cidadão por meio da Ouvidoria, que mantém um canal de comunicação com a comunidade. O Gabinete também é responsável por registrar e guardar o expediente oficial do Prefeito, formado por Leis, Decretos, Portarias, editais e ofícios.

Endereço
Rua Desembargador Epaminondas do Amaral Sala 203, n.58
Centro, Iúna/ES, CEP: 29390000
Telefone: (28) 3545-4756, Celular: (28) 9 9907-6638
e-mail: gabinete@iuna.es.gov.br
Ramal: 1801,
Horário de funcionamento

Segunda a Sexta, 8:00 às 11:00 e de 13:00 às 18:00 horas

Faguiner Martins Salvador

Chefe de Gabinete



  • ÓRGÃO VINCULADO
  • Defesa CivilDefesa Civil

    defesacivil@iuna.es.gov.br

  • Setor de IdentidadeSetor de Identidade

    identidade@iuna.es.gov.br

  • ÓRGÃO SUPERIOR
  • Prefeitura de Iúna

    contato@iuna.es.gov.br
    (28) 3545-4750

Faguiner Martins Salvador

Chefe de Gabinete

Matrícula: 307205



faguiner.secretario@iuna.es.gov.br

Nomeado em 02/01/2017



biografia

Faguiner Martins Salvadorclose

Sobre...

Defesa Civil

Departamento



(28) 3545-4750

defesacivil@iuna.es.gov.br



ir para a página

Órgão Vinculadoclose

Não há órgão Vinculado.

Setor de Identidade

Setor



(28) 3545-4750

identidade@iuna.es.gov.br



ir para a página

Órgão Vinculadoclose

Não há órgão Vinculado.

POSTAGENS

Dary Pagung deputado estadual; Paulo Hartung, governador; Weliton Virgílio, prefeito de Iúna e Paulo Roberto, chefe gabinete.
Prefeito cumpre agenda com o governador

Weliton Virgílio busca mais investimentos para o município

schedule 12/06/2017

O prefeito Weliton Virgílio Pereira esteve nesta segunda-feira (12) em Vila Velha. Ele estava acompanhado do deputado estadual, Dary Pagung (PRP). O prefeito se encontrou com o governador Paulo Hartung em sua residência oficial. O objetivo do diálogo foi buscar um trabalho em conjunto em favor do crescimento e desenvolvimento do município de Iúna, como grande polo regional que é.

De acordo com o prefeito, a conversa com o governador foi muito proveitosa e produtiva, sendo sobre desafios, oportunidades e parcerias em investimentos públicos no município, que é referência na região, com grande potencial turístico, econômico, agrícola e cultural.

“Estive conversando com o nosso governador, Paulo Hartung, buscando os investimentos necessários para o nosso município, e ele se mostrou disposto a nos ajudar”, destacou o prefeito.

O prefeito Weliton Virgílio e o vice-prefeito Lediu Tiengo pediram muito empenho por parte dos secretários e demais servidores para prestar um serviço de qualidade ainda melhor para a população
Prefeito se reúne com secretários para alinhamento das ações administrativas e operacionais

A administração quer criar atividades de avaliação mensais por resultado

schedule 14/06/2017

O prefeito Weliton Virgílio Pereira e o vice-prefeito Lediu Tiengo reuniram-se com todo o secretariado e assessores, na sala de reuniões da Casa da Cultura, na última terça-feira dia (13). Na ocasião, o prefeito discorreu sobre vários assuntos e cobrou mais agilidade nos processos e um maior intercâmbio entre as Secretarias, visando atender ainda melhor os munícipes.

O controlador da prefeitura, Antônio Júnior e o procurador, San Martin Donato Roosevelt  explicaram para os secretários, secretárias e assessores presentes, a importância de cada um conhecer melhor as suas funções e atribuições, visando dar mais rapidez aos processos e ações a serem desempenhados dentro dos princípios de legalidade e transparência .

O prefeito Weliton Virgílio disse ser importante a realização de reuniões, onde cada um expõem suas dificuldades, anseios e expectativas.

“É momento para ouvirmos as cobranças de cada um, os desabafos diante dos problemas  enfrentados, para que juntos possamos buscar as soluções para atingir o nosso maior objetivo que é atender o povo da melhor forma  possível” disse o prefeito.

Segundo ele, mesmo diante de muitos problemas enfrentados nos primeiros seis meses de governo, a administração tem lutado muito para manter a máquina pública funcionando de forma devida.

 “Acredito que diante dos inúmeros desafios do início da Gestão, podemos crer que estamos no caminho certo, o trabalho é árduo e a missão é muito maior,” pontuou o prefeito.

Durante a reunião, os secretários municipais abordaram sobre as atividades realizadas e as dificuldades que cada Secretaria enfrenta, pois a vontade de realizar é muita, mas,  a demora com os trâmites, devido ao processo burocrático tem atrasado as ações.

No final foi definido que haverá um melhor intercâmbio entre os vários setores da administração para melhor andamento dos processos e ações nos mais diversos setores.

O prefeito Weliton Virgílio pediu para que tudo fosse registrado em ata e gravado, para que em uma próxima reunião sejam avaliados os resultados obtidos.

Tenente Francisco, Exército Brasileiro; Major Riani, Polícia Militar Ambiental; Danilo Barcellos, Polícia Ambiental; Weliton Virgílio, prefeito,  Ledil Tiengo, vice-prefeito, e o jovem Christofori
Iúna poderá ter Tiro de Guerra

Notícia foi dada pelo prefeito em cerimônia de entrega de certificados de reservistas

schedule 16/06/2017

O prefeito Weliton Virgílio Pereira, que também é presidente da Junta de Serviço Militar, participou juntamnete com o vice-prefeito Lediu,  na manhã de quarta-feira, dia 14, da solenidade de entrega dos Certificados de Reservistas e juramento à Bandeira de cerca de 54 jovens que foram dispensados do Serviço Militar.

A cerimônia foi presidida pelo tenente  do Exército Brasileiro, Cesar Francisco Nunes, e contou com a presença do secretários municipais, Tenente Coronel, Danilo Barcellos e Major Riani da Policia Ambiental, entre outros.

Em seu pronunciamento, o prefeito Weliton lembrou aos jovens a importância do documento que estavam recebendo. “Tenho certeza que esse será um dia que ficará guardado na memória de todos vocês devido a  sua importância, além de estar com suas obrigações militares em dia”, declarou.

Foto acima: Zilckar de Paula Terto, Coronel do Exército, comandante do 38º Batalhão de Infantaria; Weliton Virgílio, prefeito, e Carlos Alexandre de Oliveira Costa, Sargento do Exército

Tiro de Guerra 

Durante a cerimônia,  o prefeito falou também do empenho do município para a implantação de um Tiro de Guerra (TG) em Iúna.

“Conversei com o comando do 38º Batalhão de Infantaria de Vila Velha,  e há uma disposição para que possamos ter em Iúna,  um Tiro de Guerra, o que seria muito importante para os nossos jovens”, disse o prefeito.

Durante a solenidade, o tenente Francisco falou aos jovens sobre a importância e o significado do Certificado de Reservista. ”Além de comprovar que o jovem está quite com o Serviço Militar, o Certificado é obrigatório para que os homens consigam emitir ou renovar passaporte, ser empossado de emprego em repartição pública através da prestação de concurso público; ou obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função ”, explicou.

Saiba mais sobre Tiro de Guerra

O Tiro de Guerra (TG) é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar atiradores e ou cabos de segunda categoria (reservistas) para o exército. Os TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo, proporcionando a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem a Lei e prestarem o Serviço Militar Inicial.

A organização de um TG ocorre em acordo firmado com as prefeituras locais e o Comando da Região Militar. O exército fornece os instrutores (normalmente sargentos ou subtenentes), fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações. Por isto, geralmente, o prefeito se torna o diretor do tiro de guerra.

 Existem mais 300 TGs distribuídos por quase todo o território brasileiro. Anualmente, ingressam aproximadamente 12.000 (doze mil) atiradores no Exército Brasileiro.

A origem dos tiros de guerra remonta ao ano de 1902 com o nome de linhas de tiro, quando se fundou em Rio Grande (Rio Grande do Sul) uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares — esta, a partir de 1916, no impulso da pregação de Olavo Bilac em prol do serviço militar obrigatório, transformou-se, com o apoio do poder municipal, nesse tipo de organização militar destinada à formação de reservistas brasileiros.

 Assim sendo foram criadas várias linhas de tiro, estrategicamente localizadas em cidades maiores de cada região, que davam maior proteção aos cidadãos.

Um dos objetivos dos Tiros de Guerra é a formação de cidadãos cônscios sob os seus direitos e deveres na sociedade onde estão inseridos, transformando-se como verdadeiros elementos modificadores das duras condições das regiões em que residem, consistindo-se como centro de formação das futuras lideranças comunitárias e municipais querem no campo da política, da educação, da governança, da iniciativa privada, ou seja, cidadãos que terão franca e intensa participação no desenvolvimento regional e nos benefícios sociais que se desdobram com essa possibilidade.

O objetivo dos TGs é formar reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil.[1] A formação do atirador é realizada no período de 40 semanas, com uma carga horária semanal de 12 horas, totalizando 480 horas de instrução. Há um acréscimo de 36 horas destinadas às instruções específicas do Curso de Formação de Cabos, e um terço desse tempo é direcionado para matérias relacionadas com ações de saúde, ação comunitária, defesa civil e meio ambiente.

 Até 1969, a formação do atirador era realizada no período de 80 semanas, portanto a partir de 1970, essa formação foi dividida em 1° e 2° semestres.

 Por curiosidade, a etimologia da palavra vem do latim tiro, termo usado para descrever novato, jovem soldado e recruta.

 O cidadão que prestou o serviço militar em Tiro de Guerra como resultado de sua dedicação ao serviço poderá ser agraciado com o diploma “Ao Mérito” por haver revelado, durante sua vida militar, modelar comportamento na instrução e no serviço, tornando-se um elemento muito desejável pelo o mercado de trabalho, haja vista, o interesse das empresas por elementos responsáveis, com credibilidade moral que os credencia aos mais variados cargos nas organizações.

O projeto é um complemento na formação dos jovens e contribui na formação do civismo e do patriotismo.

É comum a continuidade da carreira militar por antigos atiradores de TG, que após o cumprimento do serviço militar inicial, demonstraram pendor para a carreira das armas, ingressando por concurso público nas diferentes escolas de formação de Oficiais e Sargentos (graduados), como consequência da vocação despertada por ocasião de ter servido o TG.

Contribuição para o Poder Público

Uma grande vantagem dos municípios que possuem Tiro de Guerra é poderem contar com um eventual apoio, mediante autorização do Exército, nos casos de calamidades públicas, catástrofes (podendo ser ou não por causas naturais), na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Controle de Distúrbios Civis e outras perturbações que justifiquem o emprego de tropas federais na região, além de atividades de colaboração com a Defesa Civil.

Informações sobre Tiro de Guerra - Fonte: wikipedia

Calendário de pagamentos
Prefeitura antecipa o pagamento dos servidores para esta quinta-feira (28/09)

O dinheiro está disponível na conta para saque no mesmo dia

schedule 28/09/2017

Conforme vem procedendo,  a atual admnistração tem priorizado o pagamento em dia dos servidores municipais, graças a um planejamento sério em relação as finanças do município.  Assim, O prefeito Weliton Virgílio anuncia o pagamento dos servidores municipais para esta quinta-feira (28). O dinheiro esta disponível na conta para saque. O servidor que possui conta no Banco do Brasil poderá efetivar o saque nesta sexta-feira (29).,

“Essa é uma decisão da administração, com o objetivo de seguir pagando os servidores rigorosamente em dia. Como o dia 1º de outubro será  domingo, optamos por antecipar o pagamento”, destaca o gestor municipal.

 

Nota Oficial: Movimento Grevista
Nota Oficial: Movimento Grevista

Nota Oficial: Movimento Grevista

schedule 05/10/2017

CONTRA NOTIFICAÇÃO

 

O Prefeito Municipal de Iúna, no uso de suas atribuições legais, comunica a todos a quem possa interessar ter recebido com surpresa o movimento grevista dos servidores municipais, uma vez que sempre se mostrou aberto ao diálogo, às negociações e às possibilidades de atender aos reclamos dos funcionários públicos municipais.

Ressai destacar que a administração jamais se mostrou recalcitrante com a política salarial dos servidores, mesmo diante da crise financeira que assola todos os entes da federação. Prova disso é que a administração não tem poupado esforços para manter a folha salarial rigorosamente em dia. À despeito disso, por razões alheias às vontades da Administração, como é de conhecimento público, deflagrou-se, ilegitimamente, o movimento paredista.

Assim sendo, informa que os servidores municipais que não comparecerem aos seus postos de trabalho ou que de qualquer modo não cumprirem integralmente o seu mister em virtude do movimento grevista, sofrerão, a partir do dia 06/10/2017, descontos dos dias não trabalhados em sua respectiva folha de pagamento. Tal disposição, de nenhum modo, denota retaliação ao direito constitucional de greve, mas, ao contrário, encontra suporte nos limites impostos na Lei 7.783/89 e na jurisprudência dos tribunais pátrios.[1]

Aproveito o ensejo para reafirmar o compromisso da Administração com os servidores públicos municipais, principalmente por constituírem verdadeira mola propulsora do progresso do Município. Por fim, informo aguardar com expectativa o fim do movimento grevista e a retomada integral dos serviços públicos, o que, por certo, beneficiará toda a comunidade.

Iúna/ES, 05 de outubro de 2017.

 

Weliton Virgílio Pereira
Prefeito Municipal

 

 

[1] (AgRg no REsp 1377047/RN, Rel. Ministra DIVA MALERBI (DESEMBARGADORA CONVOCADA TRF 3ª REGIÃO), SEGUNDA TURMA, julgado em 17/03/2016, DJe 31/03/2016);
(MS 14.942/DF, Rel. Ministra LAURITA VAZ, TERCEIRA SEÇÃO, julgado em 09/05/2012, DJe 21/05/2012)
RE 693.456/RJ. Rel. Ministro Dias Tóffoli. Julgado

Procon na Estrada
Iúna recebe Procon na Estrada

Unidade móvel de atendimento realizará atendimento no município dias 18, 19 e 20 de dezembro na praça do ginásio de esportes.

schedule 13/12/2017

O Procon-ES na Estrada – unidade móvel de atendimento – estará realizando atendimento aos consumidores do município na próxima semana nos dias 18, 19 e 20.

A equipe orientará a população sobre os cuidados na compra de produtos, contratação de serviços, além de registrar reclamações e negociar dívidas. O ônibus estará estacionado na Praça Antides Faria, Centro, ao lado do ginásio de esportes. Os atendimentos serão realizados das 10 às 16 horas.

Na unidade móvel, os consumidores poderão negociar dívidas e registrar reclamações sobre produtos adquiridos e serviços contratados, tais como: problemas com água, energia elétrica, telefonia, internet, produtos danificados, empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e débito, crediário em lojas e outras dificuldades relacionadas ao consumo.

O Chefe de Gabinete, Faguiner Martins Salvador falou da importância do atendimento da unidade móvel no município de Iúna. “Esse projeto é muito bom para o município do interior que não tem uma unidade do Procon, pois, oferece soluções rápidas e inovadoras, por meio de atendimento integrado e humanizado. A unidade móvel vai promover o acesso à defesa do consumidor e é um importante trabalho que vai impactar diretamente na vida das pessoas daqui de Iúna, principalmente, em tempos de crise socioeconômica”, ressaltou.

Para o registro de uma reclamação, é preciso que o consumidor apresente o RG (Carteira de Identidade), o CPF, além de documentos que possam comprovar a relação de consumo, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

 

Serviço

Procon-ES na Estrada

Data: 18, 19 e 20 de dezembro (segunda-feira, terça-feira e quarta-feira)

Horário: 10 às 16 horas.

Local: Praça Antides Faria, rua Espírito Santo, nº 167, Centro, Iúna/ES. Ao lado do ginásio de esportes.

Prefeito e vice participam de inauguração da Escola Viva de Iúna
Prefeito e vice participam de inauguração da Escola Viva de Iúna

Prefeito e vice participam de inauguração da Escola Viva de Iúna

schedule 16/08/2017

Prefeito e vice participam de inauguração da Escola Viva de Iúna

Faguiner Martins Salvador

Chefe de Gabinete



  • ÓRGÃO VINCULADO
  • Defesa CivilDefesa Civil

    defesacivil@iuna.es.gov.br

  • Setor de IdentidadeSetor de Identidade

    identidade@iuna.es.gov.br

  • ÓRGÃO SUPERIOR
  • Prefeitura de Iúna

    contato@iuna.es.gov.br
    (28) 3545-4750

Aguarde, enviando dados!

clear