A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social tem a missão institucional de formular, implantar, regular, financiar, executar, monitorar e avaliar a Política Municipal de Assistência Social, como parte integrante do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. Seu âmbito de ações é o da Seguridade Social que, conforme a Constituição Federal compõe-se de três áreas da política pública: saúde, previdência e assistência social.

Os principais instrumentos de gestão são o Plano Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal de Assistência Social e o Fundo Municipal de Assistência Social. As políticas-fim estão voltadas para o atendimento integral às famílias, às crianças e aos adolescentes, às mulheres, aos idosos, às pessoas em situação de rua e às pessoas com deficiência, estabelecendo-se como prioridade os segmentos que se encontrem em situação de maior vulnerabilidade social.

A Secretaria responde pela concessão, gestão ou orientação às famílias quanto aos benefícios socioassistenciais que são de três modalidades:

Continuados (transferência direta e regular de renda): Benefício de Prestação Continuada para pessoas idosas e pessoas com deficiência (federal), a bolsa-família (federal) e a garantia de renda mínima (municipal); Eventuais: suplementação alimentar, segunda via de documentos pessoais, passagens rodoviárias intermunicipais e interestaduais, pagamento de contas de água e luz, aquisição e manutenção de instrumentos de trabalho, fotos e fotocópias para documentos pessoais e pequenos reparos na moradia; Emergenciais: abrigo e suprimentos alimentares e de higiene. As políticas-meio são: de parcerias, de recursos humanos, de comunicação institucional, de relações interinstitucionais, de tecnologia da informação, de vigilância social, de gestão do espaço físico, instalações e equipamentos e de gestão de recursos financeiros.

Há ainda os recursos federais que não integram o orçamento municipal e que, no entanto, destinam-se à área de Assistência Social na cidade de Iúna, como são os casos da Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada, em que os valores são repassados diretamente aos beneficiários.

Quanto aos serviços de gestão direta, destacam-se o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social destinados ao atendimento a famílias residentes em territórios que apresentem maior grau de vulnerabilidade social.

Projetos e Ações a serem realizados

- Realização da VII Conferência Municipal de Assistência Social, trabalho em conjunto com o COMASI, no dia 30 de junho de 2017;

- Realização de Capacitação voltada para rede da Infância e Adolescência, trabalho em conjunto com o CMDCA, nos dias 17 e 18 de agosto de 2017;

Endereço e contatos

Avenida Presidente Getulio Vargas, nº 76, Centro, Iúna/ES, 29.390-000
(28) 3545-4753 | (28) 9 9907-6638 | Ramal: 7101,
assistencia@iuna.es.gov.br

Segunda a Sexta, 8:00 às 11:00 e de 13:00 às 18:00 horas

Órgãos Vinculados

Todos os ógãos vinculados - Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Bolsa Família - Cadúnico

bolsafamilia@iuna.es.gov.br

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

scfv@iuna.es.gov.br

Centro de Referência de Assistência Social - Cras

cras@iuna.es.gov.br

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Idosos

(28) 3545-4750 / (28) 9 9965-4038

scfvi@iuna.es.gov.br

Nossocrédito Iúna

nossocredito@iuna.es.gov.br

Perguntas Frequentes

Aqui estão as dúvidas mais frequentes relacionadas ao conteúdo. As principais questões estão respondidas e são atualizadas sempre que necessário.

• Quais são as atribuições da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social?

- Gerir os procedimentos administrativos para aplicação dos recursos Municipais, Estaduais e Federais;

- Promover logística de atendimento aos usuários do SUAS no que concerne ao fornecimento de Benefícios Eventuais e Transporte;

- Dar suporte ao funcionamento dos Conselhos Municipais: Conselho Municipal de Assistência Social (COMASI), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar;

• Qual o tipo de público que tem direito a usar transporte da Secretaria de Assistência Social?

Usuários do SUAS em estado de vulnerabilidade Social que necessitem resolver algum tipo de pendência específica dentro dos seguintes pontos: Benefício de Prestação Continuada, Seguridade pelo INSS (perícia médica), Visitas a Unidades Prisionais e Unidades de Medidas Sócio Educativas (através de transporte coletivo).

Quem tem direito aos Benefícios Eventuais?

Usuários do SUAS em estado de vulnerabilidade social e usuários do Programa Bolsa Família.

Secretaria de Saúde promove Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

26/04/2018 as 14:27  •  Secretaria Municipal de Saúde  •  Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria de Saúde promove Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

As ações iniciaram às 8:00 da manhã desta quinta-feira e terão continuidade em mais dois grupos amanhã