banner e-sic

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social tem a missão institucional de formular, implantar, regular, financiar, executar, monitorar e avaliar a Política Municipal de Assistência Social, como parte integrante do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. Seu âmbito de ações é o da Seguridade Social que, conforme a Constituição Federal compõe-se de três áreas da política pública: saúde, previdência e assistência social.

Os principais instrumentos de gestão são o Plano Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal de Assistência Social e o Fundo Municipal de Assistência Social. As políticas-fim estão voltadas para o atendimento integral às famílias, às crianças e aos adolescentes, às mulheres, aos idosos, às pessoas em situação de rua e às pessoas com deficiência, estabelecendo-se como prioridade os segmentos que se encontrem em situação de maior vulnerabilidade social.

A Secretaria responde pela concessão, gestão ou orientação às famílias quanto aos benefícios socioassistenciais que são de três modalidades:

Continuados (transferência direta e regular de renda): Benefício de Prestação Continuada para pessoas idosas e pessoas com deficiência (federal), a bolsa-família (federal) e a garantia de renda mínima (municipal); Eventuais: suplementação alimentar, segunda via de documentos pessoais, passagens rodoviárias intermunicipais e interestaduais, pagamento de contas de água e luz, aquisição e manutenção de instrumentos de trabalho, fotos e fotocópias para documentos pessoais e pequenos reparos na moradia; Emergenciais: abrigo e suprimentos alimentares e de higiene. As políticas-meio são: de parcerias, de recursos humanos, de comunicação institucional, de relações interinstitucionais, de tecnologia da informação, de vigilância social, de gestão do espaço físico, instalações e equipamentos e de gestão de recursos financeiros.

Há ainda os recursos federais que não integram o orçamento municipal e que, no entanto, destinam-se à área de Assistência Social na cidade de Iúna, como são os casos da Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada, em que os valores são repassados diretamente aos beneficiários.

Quanto aos serviços de gestão direta, destacam-se o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social destinados ao atendimento a famílias residentes em territórios que apresentem maior grau de vulnerabilidade social.

Projetos e Ações a serem realizados

- Realização da VII Conferência Municipal de Assistência Social, trabalho em conjunto com o COMASI, no dia 30 de junho de 2017;

- Realização de Capacitação voltada para rede da Infância e Adolescência, trabalho em conjunto com o CMDCA, nos dias 17 e 18 de agosto de 2017;

Avenida Presidente Getulio Vargas, n.76
Centro, Iúna/ES, CEP: 29390000
Telefone: (28) 3545-4753, Celular: (28) 9 9907-6638
e-mail: assistencia@iuna.es.gov.br
Ramal: 7101,

Segunda a Sexta, 8:00 às 11:00 e de 13:00 às 18:00 horas

bolsafamilia@iuna.es.gov.br

• Centro de Referência de Assistência Social - CrasCentro de Referência de Assistência Social - Cras

nossocredito@iuna.es.gov.br

• Serviço de Convivência e Fortalecimento de VínculosServiço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

scfv@iuna.es.gov.br

• Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - IdososServiço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Idosos

Matrícula: 307195

maura.secretaria@iuna.es.gov.br

Nomeada em 02/01/2017

biografia

Maura Bullerjahn Guzzo Rosaclose

Sobre...

Bolsa Família - Cadúnico

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Centro de Referência de Assistência Social - Cras

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Idosos

(28) 3545-4750 / (28) 9 9965-4038

Nossocrédito Iúna

PERGUNTAS FRENQUENTES

Quais são as atribuições da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social?

- Gerir os procedimentos administrativos para aplicação dos recursos Municipais, Estaduais e Federais;

- Promover logística de atendimento aos usuários do SUAS no que concerne ao fornecimento de Benefícios Eventuais e Transporte;

- Dar suporte ao funcionamento dos Conselhos Municipais: Conselho Municipal de Assistência Social (COMASI), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar;

Qual o tipo de público que tem direito a usar transporte da Secretaria de Assistência Social?

Usuários do SUAS em estado de vulnerabilidade Social que necessitem resolver algum tipo de pendência específica dentro dos seguintes pontos: Benefício de Prestação Continuada, Seguridade pelo INSS (perícia médica), Visitas a Unidades Prisionais e Unidades de Medidas Sócio Educativas (através de transporte coletivo).

Quem tem direito aos Benefícios Eventuais?

Usuários do SUAS em estado de vulnerabilidade social e usuários do Programa Bolsa Família.

POSTAGENS

CRAS realiza curso de capacitação

O Curso foi direcionado especialmente para atendimento a crianças, adolescentes e idosos

schedule 02/06/2017

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) realizou na última quinta-feira (1), um curso de Capacitação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. O objetivo do curso ministrado pela SETADES foi reordenar e atualizar os conhecimentos adquiridos.

Segundo a secretária de Assistência Social, Maura Bullerzanln Guzzo Rosa, a dedicação e os conhecimentos dos funcionários do CRAS, é algo destacável e esse tipo de curso visa apenas atualizar e reordenar, algumas mudanças ocorridas recentemente e qualificar ainda mais os servidores.

Segundo Maura, 17 pessoas participaram do curso realizado no CRAS, direcionado especialmente para o atendimento a crianças, adolescentes e Idosos.

Clique na imagem abaixo, e veja mais fotos

Curso de capacitação - SETADES