Secretaria de Turismo e Cultura

Gestores municipais do Caparaó exploram potencialidades turísticas de Iúna

Gestores turísticos de 11 municípios do Caparaó Capixaba realizaram uma jornada de dois dias.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura Municipal
Publicado em 22/03/2024 às 09:51  •  atualizado há 1 dia

Nos dias 20 e 21 de março, gestores de 11 municípios do Caparaó Capixaba realizaram uma jornada com o objetivo de conhecer a potencialidade turística de Iúna através da visita por alguns dos pontos turísticos, bem como para discutirem projetos destinados a impulsionar o turismo na região.

Durante a manhã do dia 20 teve uma apresentação dos projetos em andamento e aqueles em fase de aprovação, todos focados no desenvolvimento do setor turístico local. O gestor turístico de Iúna - David Florenço, destacou os esforços já empreendidos, incluindo a identidade visual turística para Iúna, através do Branding Vocacional, em parceria com o SEBRAE, o projeto da Travessia dos Sete Cumes, e a implantação do Destino Turístico Inteligente (CTI), com o objetivo de posicionar Iúna como referência nacional em turismo inteligente até 2030.

A parceria com o SEBRAE possibilitou três importantes ações: projeto de branding e aplicações em design; diagnóstico e plano de capacitação para os empreendedores; e produto turístico cultural - Museu de Percurso do Café. O Museu de Percurso do Café tem como objetivo valorizar e agregar valor ao café de Iúna, onde propriedades algumas propriedades selecionadas serão pontos fixos de contadores de parte da história do município relacionada à propriedade e à família. Histórias essas que transformaram Iúna em um dos maiores produtores de café arábica do Estado e lar de alguns dos cafés mais premiados do país, como é o caso do 1º lugar da Semana Internacional do Café 2023 (SIC) - Café Cordilheiras do Caparaó.

A Travessia dos Sete Cumes vai ser uma visita guiada para grupos de até oito pessoas e promete ser uma experiência única para os aventureiros. O itinerário abrangerá não apenas as belezas naturais, mas também fornecerá orientações essenciais de segurança, rota de fuga, o que levar e a conscientização sobre a coleta de lixo e dejetos, destacando a importância do turismo responsável. Os Sete Cumes são compreende uma travessia entre os sete cumes dentro do Parque Nacional do Caparaó: Cristal, Calçado, Bandeira, Cruz do Negro, Tesourinho, Tesouro e Cabritos.

Os demais projetos contemplam a implantação de marcos simbólicos, como o portal em forma de coração na entrada da cidade e totens nas propriedades que abrangerão as propriedades do Museu de Percurso do Café.

Após a apresentação, os gestores foram visitar o Santuário de Santa Luzia - Água Santa, Cemitério dos Escravos, Hidrolândia Parque e o Café do Príncipe, encerrando o dia em uma pousada, preparando-se para explorar novos destinos no dia seguinte, incluindo o Poço das Antas, encontro dos rios e o Sítio Toinze.

Gestores participantes: Ana Ester Oliveira Guilherme, Ana Paula Ferreira, Carmem Maria, Almanca Vargas, Caroline Costa Morais, Caroline Figueiredo Pontes, Casciano Rodrigues Filho, Daiane Cascini de Oliveira, Dalva Ringuer, David Florenco, Djair Fossi Moreira, Fabiele Souza de Paula, Gecinete Pimentel de Carvalho, Lorena Cezar Araujo, Luciene Neves de Assis, Lyana Rosa de Souza, Marcos Roberto Nunes Medeiros, Mário Spadetti, Paulo Filho e Weuller de Souza Gonçalves.

Gestores municipais do Caparaó exploram potencialidades turísticas de Iúna

Noticia Dia 1º de junho acontece mais uma edição da Feira Arte e Sabor Haverá praça de alimentação e show com João Paulo e Laiz. há 4 horas  •  Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Tradicional Feira Arte e Sabor animou o fim de semana em Iúna O grupo Resenha Samba se apresentou com músicas nacionais de sucesso. há 6 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Prefeitura de Iúna está com Chamamento Público de projetos audiovisuais As inscrições são para projetos de produção de curta metragem, podcast, vídeo clipe e vídeo experimental. há 12 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura