Iúna volta a registrar casos de Covid-19

De 01/01/2024 a 07/03/2024, Iúna teve 292 notificações, 115 casos confirmados e 177 casos descartados de Covid-19.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura Municipal
Publicado em 08/03/2024 às 08:13  •  atualizado há 4 horas

Com a mudança de clima, hora sol, hora chuva, há grande chance da queda de imunidade e a chegada dos sintomas de gripe, como dor de garganta e coriza. No entanto, esses sintomas também podem ser indícios de Covid-19, afinal, o Coronavírus persiste, pois, ainda não foi eliminado totalmente.

O município de Iúna iniciou o mês de março com alguns casos confirmados de Covid-19. Mas não há motivo para que a população fique assustada. De acordo com o Boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, de 01/01/2024 a 07/03/2024, Iúna teve 292 notificações, 115 casos confirmados e 177 casos descartados de Covid-19. A Secretaria recomenda que todos fiquem atentos aos sintomas e façam as devidas prevenções.

CUIDE-SE

Para evitar o contágio do Coronavírus, é importante usar máscara sempre que sentir sintomas gripais, lavar bem as mãos com água e sabão ou utilizar álcool 70% (gel ou líquido) várias vezes ao dia, tomar as doses recomendados contra a Covid-19, evitar abraçar e pegar na mão de pessoas com indícios de gripe.

QUAL MÁSCARA USAR?

As máscaras recomendáveis são do tipo PFF2 e N95, pois apresentam até 95% de eficácia, enquanto a KN95, a do tipo cirúrgica e a de tecido têm percentual menores de prevenção.

SINTOMAS

Os casos mais fracos de Covid-19 apresentam sintomas como cansaço, tosse, dor de garganta e coriza, já em estágio moderado, o paciente apresenta tosse e febre persistentes, falta de ar, desconforto respiratório e dificuldade para se alimentar.

Ao sentir os sintomas acima, desde que sejam por vários dias seguidos, é importante procurar atendimento médico.

A Covid-19 e sua variante Ômicron (posteriormente com as subvariantes BQ.1 e XBB), podem ter seus efeitos diminuídos ou nulos com as vacinas, portanto, é recomendável tomar todas as doses recomendadas pela OMS de acordo com a idade. Para as crianças (de 3 a 11 anos, 11 meses e 29 dias) as vacinas são a CoronaVac e a Pfizer Pediátrica.

Iúna volta a registrar casos de Covid-19

Noticia Vacinas contra gripe e tétano serão aplicadas em Santíssima Trindade no próximo dia 29 Para receber as vacinas é necessário estar com o cartão de vacina e apresentar CPF ou cartão do SUS. há 9 horas  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde faz ação de vacinação no bairro Quilombo A equipe disponibilizou a vacina contra a gripe. há 4 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Iúna fica em 6º lugar na fase estadual da II Oficina Nacional de Imunização O município apresentou o projeto de imunização vacinal feito em um bairro vulnerável. há 7 dias  •  Secretaria de Saúde