Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Reunião marca 1º encontro para criação do Plano Municipal pela Primeira Infância de Iúna

O Plano tem como objetivo garantir os direitos das crianças de 0 a 6 anos.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura Municipal
Publicado em 07/03/2024 às 10:55  •  atualizado há 12 horas

Os representantes de Secretarias Municipais de Iúna participaram da primeira reunião intersetorial para a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O Plano tem como objetivo garantir os direitos das crianças de 0 a 6 anos e deve constar no Plano Plurianual (PPA), que consiste no planejamento de médio prazo elaborado pelo município.

Estavam presentes representantes das Secretarias Municipais de Educação e Esporte, de Assistência e Desenvolvimento Social, de Saúde, de Turismo e Cultura, e de Direitos Humanos. Além dos conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, Poder Legislativo e do Conselho Municipal de Educação.

Falando pelo Conselho de Educação, a professora Karla Valéria apresentou materiais ilustrativos sobre como deve ser o Plano e a importância do trabalho conjunto de todas as secretarias e entidades. Ela reforça que o Plano Municipal pela Primeira Infância não tem cunho político e, sim, apresenta políticas públicas. “É essencial contar com ampla participação social nos diversos momentos de elaboração, ou seja, deve-se convidar a comunidade para ajudar a construir o plano do município, uma vez que as ações devem contemplar toda a população”, destacou. “Pensar a primeira infância como prioridade é garantir uma sociedade com melhor qualidade de vida em vários âmbitos”, acrescenta.

O PMPI conta com algumas etapas para sua construção. A primeira delas foi realizada durante a reunião para a implementação do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância. A iniciativa está de acordo com o que propõe o artigo 7º, do Marco Legal da Primeira Infância. O objetivo é garantir a integridade e conexão entre as ações de proteção e promoção dos direitos da criança.

Por que investir nas crianças de 0 a 6 anos?

A primeira infância é a melhor época para estimular o cérebro. Investir nesse período da vida propicia o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, capacidade intelectual e diversas outras aptidões.

Estudos apontam que é mais vantajoso e eficaz investir nessa fase inicial da vida do que tentar reverter problemas que venham a se manifestar mais tarde. Além disso, viver em um ambiente que conta com estímulos saudáveis, como cuidado, afeto, carinho e interações frequentes com os adultos, é importante para o bom desenvolvimento da criança.

Noticia Campanha do Agasalho 2024 em Iúna começa no próximo dia 27 Roupas e cobertores que você não usa mais são de grande importância para outras pessoas. há 10 horas  •  Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Noticia SEMADS de Iúna participa do 24º Encontro Regional do CONGEMAS 0 evento tem a finalidade de fomentar o diálogo sobre a relação intersetorial das Secretarias de Assistência Social. há 3 dias  •  Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Noticia Iúna realiza a caminhada Faça Bonito com a participação de alunos da Rede Pública Faça Bonito é um movimento para prevenção da violência contra crianças e adolescentes. há 5 dias  •  Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Noticia Idosas do SCFV participam de comemoração ao Dia das Mães Em um momento de descontração e diversão, teve apresentações e gincana. há 10 dias  •  Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social