Quedas de barreiras e riscos de enchente põe Defesa Civil em alerta

A Defesa Civil pede cautela aos cidadãos e em situação de emergência acione o órgão através do telefone celular (27) 99732-0798

Retirada de barreiras na av. Amyntas Osório de Matos

Publicado em 02/12/2017 as 13:45 (Atualizado em 17/07/2018 as 14:06), postado por Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Fonte: Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos

Neste final de semana as chuvas se intensificaram e causaram pequenos prejuízos como a queda de barreiras na rodovia que corta a cidade de Iúna. A Defesa Civil realizou ainda algumas ações preventivas de limpeza e a colocação de lonas plásticas em alguns muros no bairro Quilombo.

Essas lonas servem para cobrir toda a área com risco iminente de deslizamento e, assim, evitar que o solo seja encharcado pela água da chuva. Este serviço foi realizado em alguns pontos do terreno onde houve pequeno achatamento do terreno durante semana, provocado pela chuva.

A Defesa Civil mantem plantão permanente através dos telefones do coordenador Riccardo Muzi Gomes (27) 99732-0798 e do Secretário de Obras, Infra Estrutura e Serviços Urbanos, Leonardo da Costa Oliveira (28) 99975-6575.

O Secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos ainda lembra que nestes dias chuvosos a atenção deve estar redobrada para evitar os alagamentos. “Já estamos de plantão e vamos continuar assim, mas precisamos do apoio da população. Temos uma programação de limpeza das galerias, mas esse trabalho pode ser facilitado em parceria com a população” destacou.

Conscientização

Quem joga um papel no chão, plástico, garrafas pet ou se utiliza da janela do carro como lixeira está contribuindo para o problema. É que o lixo jogado nas ruas e calçadas, com as enxurradas, acaba sendo carregado para os bueiros, caindo nas galerias, causando o entupimento e evitando o escoamento das águas pluviais.

O resultado dessa ação é sempre o mesmo, o entupimento das galerias e o alagamento do local, causando transtorno para pedestres e motoristas. Entre o material retirado estão sacolas plásticas, descartáveis, latas, sandálias, terra, isopor e garrafas de vidro e de plástico, entre outros, responsáveis pela obstrução das galerias, dificultando o escoamento das águas pluviais, provocando alagamentos.

Contato Eletrônico

O cidadão ainda pode manter contato de forma eletrônica através do endereço de e-mail: defesacivil@iuna.es.gov.br e se informar através do link http://www.iuna.es.gov.br/defesa-civil.html

Placa Avenida Amynthas Ozório de Mattos

Retirada de barreiras na av. Amynthas Ozório de Mattos