Avanço no atendimento traz resultados positivos no serviço de agendamento de saúde em Iúna

Em novembro de 2017 mais de 1.000 iunenses foram atendidos com consultas e exames especializados no setor de Regulação e o acesso aos serviços de saúde em Iúna apresentam resultados positivos.

Prefeito Weliton Virgilio e a Secretária de Saúde Vanessa Leocádio

Publicado em 13/12/2017 as 20:50 (Atualizado em 16/07/2018 as 23:23), postado por Secretaria de Saúde, Fonte: Secretaria de Saúde

A Secretaria de saúde, por intermédio do setor de regulação, contabilizou, só no mês de novembro de 2017, um total de 1.240 pacientes atendidos com consultas e exames especializados, aqueles que o município possui disponível para o paciente e os encaminhados a atendimentos em outras cidades.

No mesmo período do ano passado, foi contabilizado 288 atendimentos das mesmas especialidades. O fruto desse avanço é a organização da secretaria de saúde e a reestruturação da equipe de regulação, uma iniciativa do prefeito Weliton Virgílio já no primeiro mês de governo, em janeiro/17. O empenho no atendimento aos pacientes, por parte da equipe, também é um ponto de referência para o crescimento desse número.

Dentre as consultas especializadas que foram marcadas e atendidas pelo setor de regulação estão: cardiologia, ortopedia, oncologia, oftalmologia, endocrinologia, pequenas cirurgias gerais, pediatria, neurologia, pneumologia, urologia, dermatologia e outros. Os exames especializados realizados através da regulação foram: tomografia, ressonância magnética, ecocardiograma, teste de esforço, cintilografia, colonoscopia, doppler, ultrassonografia e similares e outros.

Além dos atendimentos especializados, houve um avanço na lista dos exames laboratoriais, com ofertas de 21 tipos de exames a mais do que a tabela anterior, alcançando a marca de 52.192 atendimentos até o mês de setembro de 2017.

Segundo a secretária de saúde Vanessa Leocádio, a equipe tem intensificado o trabalho, muitas vezes, com o esforço dos profissionais até mesmo após o horário normal para atender a demanda. "Os agendamentos estão sendo de forma prioritária, ou seja, não é mais por ordem de chegada, mas sim pela urgência do atendimento que o paciente necessita. Essa urgência é medida através do resumo do exame físico que os médicos descrevem no encaminhamento do paciente e, assim, facilita o nosso trabalho para a inclusão do paciente no sistema de saúde do Estado, que disponibiliza as vagas", explicou.

De acordo com Silvana Pereira, chefe do Centro de Regulação, o apoio dado pelo prefeito Weliton Virgílio, bem como da Secretária Vanessa Leocádio, está sendo incondicional para que o setor avance no atendimento de qualidade aos pacientes de Iúna, como está sendo feito.

Já o índice de faltas às consultas teve uma redução de 80%, isso devido ao trabalho da equipe em agendar e ligar para os pacientes confirmando, com antecedência, o dia e horário previamente agendado.

Além da restruturação da equipe, o atendimento ao público também foi modificado, sendo das 07:00 às 15:00 horas. A partir das 15:00 horas a secretaria efetua o trabalho interno, sendo de controle e ajustes dos procedimentos para que a demanda possa continuar a ser suprida com o mesmo êxito e avanço no atendimento ao cidadão.